SOS Nepal

Os hotéis do Nepal iniciam a primavera cheios de turistas. Após o terremoto do dia 25 de abril de magnitude 7,8 na escala Richter, os quartos do setor hoteleiro continuam cheios, porém seus hóspedes são jornalistas e integrantes de organizações de ajuda humanitária. Até o momento, são mais de 7.000 mortos e 14.000 feridos. A infraestrutura do país foi destruída, e hospitais e serviços funerários estão esgotados. Nesse momento, mais que nunca, o Nepal precisa de toda ajuda possível.

A Unicef (Fundo das Nações Unidas para as Crianças) já iniciou pedidos de doação para ajudar as vítimas do terremoto. A entidade está presente no país e calcula que quase um milhão de crianças precisam de ajuda humanitária urgente. A Cruz Vermelha também pede por doações. No momento, ela atua em 75 distritos. A Cruz Vermelha acredita que esse foi um dos maiores terremotos a atingir o Nepal desde 1934.

Pelo Facebook também é possível doar para as vítimas nepalesas com segurança por meio da ferramenta Doe Agora. Após fazer a doação é possível compartilhar na linha do tempo, incentivando amigos a também doarem para entidades que apoiam o Nepal. Por trás dessas doações, estão entidades como a própria Cruz Vermelha, ONU (Organização das nações Unidas) e Oxfam.

Não são todas as pessoas que tem disponibilidade de ajudar as vítimas do terremoto diretamente, e por isso é importante doar para entidades preparadas para situações emergenciais e que estão no local da tragédia. O ativismo de Facebook, apesar de ser um apelido pejorativo para aqueles que expõem ideias e opiniões na rede, na realidade, é de grande utilidade para dar suporte a instituições que realmente necessitam de ajuda financeira para levar adiante seus trabalhos.

Colabore, mesmo distante, com as famílias do Nepal. Se estamos em melhor situação, há espaço para contribuir com o outro. As perdas em vidas podem aumentar ainda mais, se não houver mobilização de toda a sociedade internacional.

Ajudar é uma maneira de se aproximar das vítimas do terremoto, e trazer-lhes algum conforto. Ajude o Nepal.

Sites para doações:

Unicef – https://secure.unicef.org.br/Default.aspx?origem=nepal

Cruz Vermelha do Brasil – http://www.cruzvermelhani.org.br/site/noticias/em-destaque/280-nepal-cruz-vermelha-na-primeira-linha-de-resposta-ao-terremoto.html

Deixe uma resposta