O negro onde ele quiser

Emmit Walker, um executivo de música norte-americano, foi acusado de estar no lugar errado na última terça-feira, 5, quando embarcava na fila da primeira classe no aeroporto da cidade de Arlington, em Virgínia. Emmit viralizou nas redes com a resposta: “sou apenas um negro com dinheiro”. O mesmo poderia ter dito Emicida ao ser tachado de “hipócrita” pelo MBL.

O rapper não deixou barato no Twitter: “ponto didático de hoje é: Se você não se ofende ao ver pretos na miséria, tenha pelo menos a fineza de ficar calado quando ver eles em ternos de 15 mil”.

E a pergunta que fica é: por que um negro de sucesso incomoda?

De acordo com os estudos do sociólogo e professor da Universidade de Brasilia (UNB), Emerson Rocha, quanto mais rica é a pessoa negra, mais preconceito racial ela sofre. O pesquisador afirma que o negro em situação “subalterna” tende a ser menos confrontado por estar na chamada “posição natural”, ou seja, estar no lugar que a sociedade racista brasileira determinou para ele. Ao deixar esse espaço, esse sujeito rompe com uma normativa cultural causando estranhamento, surpresa ou rejeição.

Apesar da ampliação do acesso às Universidades e no serviço público pelo sistema de cotas, a presença negra nos espaços de elite ainda é baixa. Muito do que se fala sobre racismo é inclusive ditado por homens brancos em perspectivas duvidosas, como por exemplo, o sentimento racista ser associado com a ignorância.

A sociedade racista não é aquela que não teve acesso à educação, pelo contrário, é aquela que, em muitos casos, está no topo da cadeia econômica em nosso país e, provavelmente, frequentou os melhores colégios e Universidades.

Seja aqui no Brasil, com o MBL, seja nos Estados Unidos, no embarque de um aeroporto, o racismo é uma escolha consciente de pessoas bem instruídas (e arrisco dizer, assustadas) diante de pessoas que estão tranformando a cara da sociedade onde vivem.

Por fim e para reiterar, o lugar do negro é onde ele bem entender. Os incomodados que se acostumem.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar