Nossos reflexos em Ron Mueck

A Pinacoteca do Estado de São Paulo acolhe as obras de Ron Mueck até o dia 22 de fevereiro. O escultor australiano, que possui estúdio na Inglaterra, é famoso por esculturas que retratam de maneira muito real a feição humana. O artista também se interesse não apenas em retratar as pessoas, mas os sentimentos que permeiam o semblante.

Mueck é filho de artesãos que fabricavam brinquedos para criança e aprendeu o perfeccionismo de sua arte desde pequeno. Suas obras nunca são do tamanho exato de uma pessoa. Ou são maiores ou menores, na busca de diferenciar a arte da realidade. A arte causa espanto por ser hiper-realista e, ao mesmo tempo, quebrar a aparência com seres humanos pelo tamanho que possuem.

O artista nunca dá entrevistas. As esculturas são a análise de cada público que passa por elas. E o que mais impressiona é deparar-se com um semelhante que se difere pela dimensão. É como analisar sentimentos em uma lupa e enxergar a beleza que o indivíduo possui pelo estranho e não pela perfeição. Essa é a primeira vez que o artista expõe obras em São Paulo e quem ainda não conhece, vale a pena conferir.

A exposição pode ser vista em São Paulo até o dia 22 de fevereiro.

Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo

Quando: 20 de novembro a 22 de fevereiro de 2015.

Deixe uma resposta